Quantos quilos as mulheres devem ganhar durante a gravidez?

08/04/2010 13:37

 

Ana Paula Pontes

 

Nem a mais, nem a menos. Para a saúde do bebê e da mãe, é fundamental que o peso esteja de acordo com o seu índice de massa corporal. Alimentação balanceada é sempre a melhor pedida


 

 


 

 
 

Se você não quer ter problema para perder os quilos ganhos durante a gestação, é melhor controlar os ponteiros da balança nos nove meses. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Queensland, na Austrália, revelou que as mulheres que ganham peso excessivo durante a gestação têm até quatro vezes mais chances de se tornarem obesas. Para o estudo, os pesquisadores mediram o IMC de 2.055 mulheres que tiveram filhos entre 1981 e 1983. Vinte e um anos darem à luz, aquelas que engordaram além do ideal estavam cerca de 20 quilos mais pesadas. 

A recomendação de quantos quilos engordar durante a gestação não é a mesma para todas as mulhereres. Por conta do crescente número de mulheres fora do peso ideal, o Instituto de Medicina dos Estados Unidos (IOM) recomenda que aquelas que estão com excesso de peso ganhem entre 5 e 9 quilos na gestação (confira tabela abaixo).

O ideal é que a mulher que pretende engravidar esteja com o índice de massa corporal (IMC) dentro do normal, entre 18,5 e 24,9. Porém não é o que acontece muitas vezes.

Assim, é fundamental ter um controle dos quilos a serem ganhos de acordo com o seu peso. Mulheres muito magras (com IMC abaixo do normal, menos de 18,5) têm de engordar um pouco mais, para evitar que o bebê nasça com baixo peso. “Já as que estão acima do peso têm uma reserva natural e não precisam ganhar massa gordurosa. Porém, devem seguir uma dieta balanceada, rica em proteína, vitamina, ferro, cálcio”, afirma Pupo.
 

O controle de peso durante a gravidez, aliás, serve como prevenção. Estudos realizados para o relatório do IOM confirmam que engordar demais durante os nove meses aumenta o risco de diabetes gestacional, hipertensão e ter parto cesárea. Abaixo, você confere uma tabela de quantos quilos engordar dependendo do seu IMC.


 

Recomendações para ganho de peso na gravidez de acordo com o Instituto de Medicina dos Estados Unidos


 

 

Classificação IMC

IMC

Total de quilos

Abaixo do peso

< 18.5

13 - 18

Peso normal

18.5 - 24.9

11 - 16

Sobrepeso

25 - 29.9

7 - 11

Obesidade

> ou igual 30

5 - 9

 

 Retirado da Revista Crescer.

Assinatura Revista Crescer

—————

Voltar